Infraestrutura que rende boas jogadas

06/03/2018

O futebol brasileiro coleciona uma lista preciosa de jogadores que seduzem e fazem vibrar as arquibancadas dos estádios no Brasil e no exterior. Preparar os ‘meninos de ouro’ para essa nova rotina não é das tarefas mais simples. Os centros de treinamento dos clubes e o direcionamento da carreira dos atletas são ingredientes importantes para a formação dos jovens, a fim de que alcancem os melhores resultados. Após o recrutamento, a rotina deles não é mais a mesma e o amadurecimento dentro e fora de campo é resultado de todo esse acompanhamento. O mesmo vale para as famílias que ficam imersas no processo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos esportistas. Enquanto a maturidade é moldada, o mercado permanece aquecido por investimentos que resultam em verdadeiros espetáculos dentro das quatro linhas dos gramados.

Há cinco anos no mercado, a Fatto Gestão de Carreiras apoia essa importância da formação profissional dos atletas e dispõe deexpertise que engloba consultoria e atendimento personalizado, como o Programa de Desenvolvimento do Atleta (PDA). Com a participação de especialistas, como coach e nutricionista, a empresa já orientou e monitorou jovens e experientes membros de diversas categorias esportivas e entende que o crescimento precisa ser acompanhado desde cedo e com seriedade. “É um trabalho contínuo e que precisa ser avaliado regularmente”, pontua Leandro Lima, CEO da Fatto.

Aqui no país, há importantes celeiros de formação de atletas, como o Centro de Treinamento Alfredo Gotardi, do Atlético Paranaense (o “CAT” do Caju), e o Centro de Treinamento do Fluminense, pioneiros no trabalho de formação dos campeões. A Escola de Esportes do Cruzeiro, o Centro de Treinamento George Helal (Ninho do Urubu), do Flamengo, e o Centro de Treinamento Joaquim Grava do Corinthians, também representam bons exemplos de como os clubes têm se aperfeiçoado para reter talentos e desenvolver o potencial de cada um. E ainda, o Centro de Excelência Capitão Adalberto Mendes (Palmeiras), o Centro de Treinamento Luiz Carvalho (Grêmio) e o Centro de Treinamento Presidente José de Andrade Médicis (Sport Club do Recife) também representam estruturas de peso, no que diz respeito ao treinamento e ao aperfeiçoamento dos craques.

A participação dos sócio-torcedores e de uma atuação mais profissional dos dirigentes dos clubes também são molas importantes nesse processo de formação de grandes atletas. A Fatto Gestão de Carreiras atua administrando e gerenciando a carreira de jogadores e acredita que os centros de treinamento, as escolinhas de futebol e o acompanhamento dentro e fora de campo representam um gol de placa para o meio esportivo.